CONSÓRCIO DE VIAGENS, VALE A PENA PLANEJAR E VALE A PENA INVESTIR - PARTE 2

 

Acompanhando a tendência de serviços de turismo oferecidos por empresas de fora desse segmento, os consórcios também resolveram atrair viajantes. Em um dos setores mais afetados no mundo com a  covid-19 – no Brasil, a retomada do turismo doméstico é prevista para 2021 e das viagens internacionais apenas para 2022 –, essas empresas veem oportunidade de negócio com a demanda reprimida.
consórcio de viagens começou a ser divulgado depois da pandemia como uma alternativa para planejamento de viagens

A iniciativa Viaja Brasil Consórcios, em parceria da administradora Embracon e da Voetur Operadora, foi lançada no fim de setembro. “O turismo, como todos os segmentos, se reinventou. Embora estejamos cuidando de nós e do próximo, nossos sonhos não precisam parar. O Viaja Brasil Consórcios vem ao encontro dessa tendência, pois possibilita que nossos clientes se programem para viajar quando se sentirem seguros, pagando valores acessíveis, sem cobrança de juros, com planos de até 48 meses”, diz Rogério Pereira, diretor de Parcerias da Embracon.

O perfil do Viaja Brasil Consórcios no Instagram investe nos agentes de viagens como parceiros de vendas. “O consorciado terá sempre a liberdade de utilizar sua carta contemplada onde e como achar mais interessante. No entanto, temos incentivado nossos parceiros a trabalharem na fidelização de seus clientes, de modo que, após contemplados, a agência vendedora da cota seja sua primeira opção para compra da viagem.” Na Voetur Operadora, os destinos nacionais mais procurados atualmente, pela ordem, são: NatalMaceióFortalezaPorto de Galinhas (PE) e Gramado (RS).


“Com a pandemia do novo coronavírus, diversos produtos voltaram ao mercado, como o setor de turismo. Os nichos foram reativados e as parcerias tiveram suas estratégias reiniciadas”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Para Marcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pandemia agilizou o processo de digitalização já em andamento. “Há algum tempo, você tinha um comércio concentrado no centro da cidade. Depois, nos anos 70, vieram os shopping centers, com tudo ali. O que estamos vendo agora não é físico, com mais possibilidades de diversificar as atividades a um baixo custo, pois a operação já existe, e de fidelizar o cliente oferecendo algo mais.”


Para o viajante, segue valendo a máxima de pesquisar com antecedência, evitando compras por impulso, tanto para aplicativos quanto para consórcios. “Dada a instabilidade da vida, a gente não trabalha muito com planejamento. Mas as decisões feitas antecipadamente significam custos menores”, diz Pochmann.


Vale a pena usar um consórcio para viajar? Entenda:
Consórcios realizam assembleias para contemplar os ganhadores de cada mês por meio de sorteio de vencedor e também análise de lances de quem queira antecipar seu prêmio. O sorteio define apenas a ordem em que os prêmios serão distribuídos porque todos os participantes vão receber até a data limite definida como fim do plano do consórcio.


O que é um consórcio?
Na definição da Abac, é “a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços”. Quem cria esses grupos é uma empresa administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. A categoria de plano que pode ser usado para viajar se chama consórcio de serviços.


Como se recebe a viagem?
Consórcios realizam assembleias para contemplar os ganhadores de cada mês por meio de sorteio de vencedor e também análise de lances de quem queira antecipar seu prêmio. O sorteio define apenas a ordem em que os prêmios serão distribuídos porque todos os participantes vão receber até a data limite definida como fim do plano do consórcio.


Como funciona o lance?
O participante oferece o pagamento antecipado de prestações. A administradora analisa a quantidade de caixa disponível no grupo e decide se é possível antecipar prêmio para lances, priorizando quem ofereceu pagar o maior número de parcelas.


O que é uma carta de crédito?
É o nome dado a um documento emitido pela administradora do consórcio para que o participante contemplado possa ir a uma empresa para solicitar seu prêmio. No caso de viagem, pode escolher um pacote ou serviço em uma agência e usar a carta de crédito para pagar por ele. Dica importante para economizar, dada por Rossi, da Abac: “Carta de crédito na mão significa pagamento à vista, bem como poder de compra pelo consorciado, a situação que permite negociação e obtenção de descontos”.

DETALHE:  O contemplado pode usar sua carta de crédito para uma ou mais viagens.


Quanto custa o consórcio?
No Viaja Brasil Consórcios, um plano de 18 meses para carta de R$ 14 mil tem parcelas mensais estimadas em R$ 926,37.  Não é cobrado taxa de adesão, ou qualquer entrada.

Vale o consórcio para viajar?
Como instrumento de planejamento, é útil. “A ideia do consórcio ganhou importância especialmente para um segmento da sociedade que sente a necessidade de ser forçado a uma poupança”, explica Pochmann, professor da Unicamp. Mas o consumidor deve perguntar quanto paga de taxa de administração e de fundo de reserva, que podem custar em torno de 20% juntos.
Fonte: Nathalia Molina, Especial para o Estadão

Quer saber mais sobre o Consórcio de Viagens? 
Entre agora em contato através dos nossos canais de atendimento:

Simpatia Carioca - Organização e Protocolo
Tel: (21) 2113-3687
WhatsApp (21) 97544-8979
Email: simpatiacarioca@simpatiacarioca.com.br
Site: www.simpatiacarioca.com.br
Facebook: @simpatiacariocabrasil
Instagram: simpatiacarioca2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha: Regras, informativos e dicas.

SAIBA TUDO SOBRE A 17ª EDIÇÃO DO DANÇANDO A BORDO

Feriados de 2021: confira os feriados e planeje a sua viagem!